sábado, 31 de março de 2012

Eduardo SIlva - Português - Aula do Domingo (01/04)

SINTAXE DE REGÊNCIA: A CRASE
PROFESSOR: Edu Silva

Crase é a fusão (ou contração) de duas vogais idênticas numa só. Em linguagem escrita, a crase é representada pelo acento grave.



Vamos à cidade logo depois do almoço.
a
|
prep. + a
|
art.

Observe que o verbo ir requer a preposição a e o substantivo cidade pede o artigo a.


OCORRÊNCIA DA CRASE

1. Preposição a + artigos a, as:

Fui à feira ontem.
Paulo dedica-se às artes marciais.

ATENÇÃO: ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles:

Vou à praia X Vou ao campo.

As crianças foram à praça.
As crianças foram ao largo.


Portanto, não haverá crase em:

Ela escreveu a redação a tinta.
(Ela escreveu a redação a lápis.)

Compramos a TV a vista.
(Compramos a TV a prazo.)


2. Preposição a + pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo:

Maria referiu-se àquele cavalheiro de terno cinza.
Depois nos dirigimos àquelas mulheres da Associação.
Nunca me reportei àquilo que você disse.

3. Numerais na indicação de horas:

João se levanta às sete horas.
Devemos atrasar o relógio à zero hora.
Eles chegaram à meia-noite.

4. Antes de nomes que apresentam a palavra moda (ou maneira) implícita:

Adoro bife à milanesa.
Eles querem vitela à parmegiana.
Ele vestiu-se à Fidel Castro.
Ele cortou o cabelo à Nero.

5. Em locuções adverbiais constituídas de substantivo feminino plural:

Pedrinho costuma ir ao cinema às escondidas.
Às vezes preferimos viajar de carro.
Eles partiram às pressas e não deixaram o novo endereço.

6. Em locuções prepositivas e conjuntivas constituídas de substantivo feminino:

Eles vivem à custa do Estado.

Estamos todos à mercê dos bandidos.

Fica sempre mais frio, à proporção que nos aproximamos do Sul.

Sentimos medo à medida que crescia o movimento de soldados na praça.


CASOS EM QUE NÃO HÁ A CRASE

1. Diante de substantivo masculino, verbos no infinitivo, artigo indefinido uma, em expressões que apresentem substantivos repetidos:

Ele leva tudo a ferro e fogo.

A pobre criança ficou a chorar o dia todo.

O policial dirigiu-se a uma senhora vestida de vermelho.

Ela ficou cara a cara com o assassino.

2. Diante de nome de cidade:

Vou a Curitiba visitar uma amiga./Eles chegaram a Londres.

ATENÇÃO: se o nome da cidade admitir o artigo, então se coloca a crase. EXEMPLO: Vou à Bahia.

Faça a seguinte experiência:

Vou à Bahia - Voltei da Bahia

Se a preposição de vier seguida combinada com o artigo a ocorrerá crase.


3. Diante de pronome que não admite artigo (pessoal, de tratamento, demonstrativo, indefinido e relativo):

Ele se dirigiu a ela com rudeza.

Onde você pensa que vai a esta hora da noite?

Devolva o livro a qualquer pessoa da biblioteca.

Todos os dias agradeço a Deus, a quem tudo devo.

O mensageiro entregou a encomenda a Dona Sebastiana.

Foi só um susto. O macaco nada fará nenhum mal a você.

Solicitei que entregassem o documento a Vossa Excelência ontem.

4. Diante de palavras no plural, precedidas apenas de preposição:

Nunca me junto a pessoas que falam demais.
Eles costumam ir a reuniões do Partido Verde.

5. Diante de numerais cardinais:

Após as enchentes, o número de vítimas chega a trezentos.
Daqui a duas semanas estarei em férias.

6. Diante de nomes célebres e nomes de santos:

O artigo reporta-se a Carlota Joaquina de maneira bastante desrespeitosa.
Ela fez uma promessa a Santa Cecília.

7. Diante das palavras casa e terra, quando estas não apresentam adjunto adnominal especificador:

Estava frio. Fernando havia voltado a casa para apanhar um agasalho.

Antes de chegar a casa, o malandro limpou a mancha de batom do rosto.

O capitão informou que estamos quase chegando a terra

Depois de dois meses de mar aberto, regressamos finalmente a terra.

ATENÇÃO: quando as palavras casa e terra apresentarem um modificador ou especificador, haverá crase:

Vou à casa de Pedro.

Finalmente voltarei à terra de meus pais.


OCORRÊNCIA FACULTATIVA DA CRASE

1. Antes de nome próprio feminino:

Entreguei o cheque à Paula. OU Entreguei o cheque a Paula.

Paulo dedicou uma canção à Teresinha. OU Paulo dedicou uma canção a Teresinha.

2. Antes do pronome possessivo feminino:

Ele fez uma crítica séria à sua mãe. OU Ele fez uma crítica séria a sua mãe.

Convidei-o a vir à minha casa. OU Convidei-o a vir a minha casa.

3. Depois da preposição até:

Vou caminhar até à praia. OU Vou caminhar até a praia.

Eles trabalharam até às três horas. OU Eles trabalharam até as três horas.

Eu vou acompanhá-la até à porta do elevador. OU Eu vou acompanhá-la até a porta do elevador.


É HORA DE PRATICAR!!!

Atenção: As questões de números 1 a 9 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos acaba de completar 60 anos. Ela representa a eterna aspiração da humanidade para uma vida com liberdade e dignidade para todos.
Se, por um lado, progressos consideráveis foram obtidos em campos como combate ao racismo, condenação dos regimes ditatoriais e promoção da igualdade de gênero, por outro lado, desafios surgiram com novos atos de violação dos direitos humanos e, consequentemente, passíveis de conde- nação no âmbito da Declaração Universal. São os casos da violência e da discriminação a qualquer título e das novas formas de terrorismo. Isso sem falar em questões antigas, ainda longe de serem resolvidas, como a luta contra o tráfico de pessoas e a tortura.
Nesse contexto, o acesso à informação é de importância capital e um direito que também precisa ser efetivado. O mais amplo acesso às avançadas tecnologias de informação e comunicação é fundamental para que todos tenham conhecimento de seus direitos e das violações cometidas, independentemente de onde ocorram e contra quem.
Por mais paradoxal que pareça, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o instrumento internacional mais citado no mundo, mas está disponível em apenas 350 das cerca de 7.000 línguas faladas e catalogadas no planeta. Ou seja, nem todos têm acesso ao conteúdo da declaração que assegura seus direitos. E tais direitos só serão efetivamente reivindica- dos, garantidos e exercidos quando forem devidamente conhecidos.
Portanto, ampliar a disseminação dessa declaração é tarefa que precisa ser abraçada como prioridade, especialmente em benefício dos grupos minoritários, os mais vulneráveis e marginalizados.
Aqui a mídia tem um papel decisivo, atuando inclusive como mobilizadora da sociedade contra as violações cometidas globalmente. Assegurar o direito a uma mídia livre e pluralista, em que todas as vozes sejam ouvidas é, pois, garantia da promoção dos direitos humanos e do monitoramento contra suas violações.
(Trecho do artigo de Marcio Barbosa, Diretor-geral-adjunto da UNESCO. Folha de S. Paulo, 10 de dezembro de 2008, A3, com adaptações)

1. De acordo com o 2º parágrafo do texto, a Declaração dos Direitos Humanos

(A) permitiu que se conhecessem todas as formas de violação desses direitos e, por consequência, se tornasse efetivo o combate a tais violações.
(B) obteve pouco êxito em seu propósito de oferecer vida digna à humanidade, pois seus objetivos eram excessivamente amplos para serem respeitados por todas as nações.
(C) possibilitou o combate eficaz de alguns tipos de violação desses direitos, apesar de permanecerem ainda situações não resolvidas e terem surgido novas formas de violência.
(D) conseguiu pôr em prática o ideal que norteou sua publicação, garantindo principalmente a liberdade e a dignidade das populações de todo o planeta.
(E) pecou pela sua pouca abrangência na conceituação dos direitos nela previstos, pois não foram incluídos casos extremos de violação, como o terrorismo.


2. A afirmativa de que a Declaração está disponível em apenas 350 línguas (4º parágrafo) constitui, no contexto,

(A) uma opinião pessoal, no sentido de que há pouco conhecimento das línguas faladas no mundo todo, o que impede a publicação desse importante documento.
(B) um dado que contraria o objetivo principal da Declaração, tendo em vista que esse documento não se tornou universal, como pretendiam seus signatários.
(C) a constatação de que, apesar dos amplos objetivos que nortearam a criação desse documento, as barreiras linguísticas impediram a divulgação dos direitos previstos.
(D) um fato que vai justificar a opinião de que somente uma ampla divulgação do documento poderá garantir a efetivação universal dos direitos nele contidos.
(E) a comprovação de que é impossível reconhecer-se um documento realmente internacional pela dificuldade de sua divulgação em todos os idiomas existentes no planeta.


3. Identifica-se ressalva na articulação entre as orações do período transcrito em:

(A) O mais amplo acesso às avançadas tecnologias de informação e comunicação é fundamental para que todos tenham conhecimento de seus direitos e das violações cometidas ...
(B) ... a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o instrumento internacional mais citado no mundo, mas está disponível em apenas 350 das cerca de
7.000 línguas faladas e catalogadas no planeta.
(C) E tais direitos só serão efetivamente reivindicados, garantidos e exercidos quando forem devidamente conhecidos.
(D) Portanto, ampliar a disseminação dessa declaração é tarefa que precisa ser abraçada como prioridade, especialmente em benefício dos grupos minoritários, os mais vulneráveis e marginalizados.
(E) Assegurar o direito a uma mídia livre e pluralista (...) é, pois, garantia da promoção dos direitos humanos e do monitoramento contra suas violações.


4. Isso sem falar em questões antigas, ainda longe de serem resolvidas, como a luta contra o tráfico de pessoas e a tortura. (2º parágrafo)

A afirmativa acima encontra-se reproduzida, com clareza e correção, sem alteração do sentido original, em:

(A) Antigos problemas, entre eles a luta contra o tráfico de pessoas e a tortura, permanecem ainda sem solução.
(B) As questões antigas, que ainda não foi resolvidas, contra o tráfico de pessoas e a tortura, é o que deve ser tratado entre elas.
(C) Não se fala no resultado de questões antigas, que ainda não foi resolvido, como a luta contra o tráfico de pessoas e a tortura.
(D) Lutar contra o tráfico de pessoas e a tortura é velhas questões que ainda não foi resolvido.

(E) A prática da tortura e do tráfico de pessoas, são o antigo problema que não tem solução ainda hoje.


5. ... para que todos tenham conhecimento de seus direitos e das violações cometidas ... (3º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que aparece o grifado acima está também grifado na frase:

(A) ... desafios surgiram com novos atos de violação dos direitos humanos ...
(B) ... ainda longe de serem resolvidas, como a luta contra o tráfico de pessoas e a tortura.
(C) ... independentemente de onde ocorram e contra quem.
(D) ... nem todos têm acesso ao conteúdo da declaração ...
(E) ... tais direitos só serão efetivamente reivindicados, garantidos e exercidos ...


6. ... é tarefa que precisa ser abraçada como prioridade ... (5º parágrafo)

O verbo que admite a mesma transformação que ocorre no exemplo grifado acima está também grifado na frase:

(A) Educação de qualidade para todos é a chave para um futuro melhor.
(B) Um terço da população mundial ainda permanece em estado de pobreza.
(C) O cumprimento dos ideais da Declaração precisa da atenção de governos e da sociedade civil.
(D) A Declaração dos Direitos Humanos surgiu em um momento traumático, após a II Guerra Mundial.
(E) A melhoria das condições de vida das populações no planeta exige esforços contínuos.


7. Identificam-se parônimos no par de expressões transcritas em:

(A) tráfico de pessoas // tráfego de pessoas.
(B) tecnologias de informação // comunicação tecnológica.
(C) violações cometidas // violações reprimidas.
(D) vida com liberdade // vida com dignidade.
(E) importância capital // importância fundamental.


8. Considere as frases abaixo:

I. Os horrores trazidos pela II Guerra Mundial marcaram o porquê da criação de um documento internacional que garantisse o respeito aos direitos humanos.

II. Sem conhecer seus direitos, os indivíduos não saberão dispor dos instrumentos nem apresentar razões porque reivindicar sua efetiva aplicação.

III. Por falta de divulgação dos termos previstos na Declaração Universal, grupos minoritários se tornam mais vulneráveis à violação de seus direitos, sem mesmo saber por quê.

IV. São inúmeros os benefícios trazidos pela Declaração Universal, embora exista desrespeito aos direitos nela previstos, como a persistência da pobreza, por que passa um terço da população mundial.

Estão escritos corretamente os termos que aparecem grifados em

(A) I, II e III, apenas.
(B) I, III e IV, apenas.
(C) II, III e IV, apenas.
(D) I, II e IV, apenas.
(E) I, II, III e IV.


9. Os objetivos ...... que se propunham os idealizadores da Declaração dos Direitos Humanos referiam-se ...... criação de situações favoráveis de vida ...... mais diversas populações do planeta.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A) à - à - as
(B) à - à - às
(C) à - a - as
(D) a - à - às
(E) a - a - às


Atenção: As questões de números 16 a 20 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

Que o desenho é uma das mais antigas formas de expressão do homem, não é novidade para ninguém. Os primeiros rabiscos nas paredes das cavernas devem ter feito o maior sucesso. De lá, para enquadrá-los, botar falas nos balões, imprimir e distribuí-los nas bancas de jornal, levou tempo – alguns milênios, certamente. Mas é evidente o poder de atração que essa conjunção de traços, cores e diálogos exerce sobre nós, a despeito da idade do apreciador.
A produção em série de histórias em quadrinhos só se tornou viável no século XIX. Conhecidas inicialmente como "literatura em estampas" ou "romances caricaturados", surgem como suplementos humorísticos de jornal. E catapultam as vendas.
Há detratores, claro, e sempre houve. Já as acusaram de se prestarem a funções ideológicas e políticas; de serem alienantes; de possuírem intenções imperialistas. E não sem razão. Ao longo da história, elas serviram para os mais variados fins, assim como livros, filmes e obras de arte. Nelas pode caber tudo de bom e de pior, como no mundo. Felizmente, temos defensores. Para Carlos Patati, roteirista e autor do Almanaque dos Quadrinhos, elas apenas "retratam uma época específica em que estão inseridas".
Mas como, afinal, definir uma história em quadrinhos?
Uma revista, uma tira, uma charge? Para outro especialista no assunto, Álvaro de Moya, todos esses formatos são HQ: "É uma narrativa que conta uma história a partir de elementos gráficos". Moya defende que se trata de uma forma de arte de alcance extraordinário.
(Adaptado de Paulo Ribeiro Gallucci e Guilherme Resende. Brasil: Almanaque de cultura popular. Andreato comunicação e cultura, janeiro 2008, p. 20)

10). A afirmativa correta, de acordo com o texto, é:

(A) As histórias em quadrinhos, como qualquer manifestação artística, foram utilizadas ao longo da História para os mais diversos fins, muito além de serem somente um passatempo.
(B) As histórias em quadrinhos constituem uma forma de literatura que vem desde as primeiras manifestações artísticas do homem, servindo para distrair leitores de jornais e iniciar crianças na leitura.
(C) O gênero literário dos quadrinhos é bastante abrangente, de modo que inclui toda espécie de manifestação artística, até mesmo os primeiros desenhos feitos nas paredes das cavernas.
(D) A divulgação das histórias em quadrinhos no mundo todo, atualmente, permite afirmar sua superioridade artística, que ultrapassa até mesmo o valor de filmes, livros ou obras de arte.
(E) Um grande número de críticos das histórias em quadrinhos baseia suas restrições no fato de que elas são, muitas vezes, caricaturas de romances, com foco em situações de humor, para ampliar as vendas de jornais.


11. Fica evidente no texto que o sucesso das histórias em quadrinhos se baseia, especificamente,

(A) no bom humor, que continua sendo sua característica, desde o início.
(B) no uso de elementos gráficos, que garantem seu alcance, para contar uma história.
(C) nas caricaturas de pessoas conhecidas do público, especialmente os políticos.
(D) nas múltiplas finalidades a que servem essas histórias em todas as épocas.
(E) na possibilidade de serem produzidas em série, com os recursos atuais de impressão.


12. ... apenas "retratam uma época específica em que estão inseridas". (3º parágrafo)

A frase entre aspas tem seu sentido original expresso corretamente, com outras palavras, em:

(A) se valorizam à medida que as histórias se voltam para fatos que ocorrem num determinado momento.
(B) têm por objetivo principal agradar o maior número possível de leitores, em determinada época.
(C) se confundem com a realidade vivida pelos leitores, especialmente se forem utilizadas para divertir.
(D) representam valores e maneiras de pensar de uma sociedade, em um determinado período de tempo.
(E) sofrem críticas em determinadas ocasiões, por nem sempre refletirem anseios de sua época.

13. A substituição do segmento grifado pelo pronome cor-respondente está INCORRETA em:

(A) devem ter feito o maior sucesso = devem tê-lo feito.
(B) temos defensores = temo-los.
(C) retratam uma época específica = retratam-na.
(D) definir uma história em quadrinhos = defini-la.
(E) que conta uma história = que lhe conta.


14. A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

(A) Pessoas de renome em nossa literatura, como Carlos Drummond de Andrade, conta que as histórias em quadrinhos fizeram parte de sua infância.
(B) No final dos anos 1940, as histórias ganham mais dramaticidade e os heróis, para conquistar o público, passa a ser mais complexos.
(C) Vários são os autores, nacionais e internacionais, cujas obras clássicas foram adaptadas e publicadas em quadrinhos.
(D) Autores criativos, como Maurício de Sousa, dá forma a suas próprias histórias, que faz sucesso principalmente entre a garotada.
(E) O segredo do sucesso das histórias estão nas emoções expressas nos quadrinhos, pois se tratam de uma linguagem universal.

15) (FCC/TRT-2009) Pela internet, um grupo de jovens universitários buscou a melhor formar de ajudar ...... vítimas de enchentes em Santa Catarina, e um deles foi ...... Itapema, disposto ...... colaborar na reconstrução da cidade.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A) as - a - a
(B) às - à - a
(C) as - à - à
(D) às - a - à
(E) as - a – à

EXERCÍCIOS SOBRE CRASE


01). (FCC-TRE/PI) Está correto o emprego ou a ausência do sinal de crase na frase:

(A) Consumidores menos abastados, com menor poder de negociação, submetem-se as exigências dos credores a fim de obterem crédito.
(B) Lado a lado com as conquistas econômicas, os estratos sociais mais baixos ascenderam a uma classe social superior.
(C) Os produtos destinados à classes sociais de maior poder aquisitivo estão a disposição da classe C, por conta do crédito fácil.
(D) O poder público busca atender, à todo momento, com medidas pertinentes, as necessidades das classes mais desfavorecidas.
(E) A mídia estampa de maneira persuasiva e à qualquer hora produtos destinados à uma classe emergente cada vez maior.

02). (FCC/TJ-PE) Resultados da observação do espaço começaram ......chegar com o desenvolvimento de dispositivos capazes de detectar luz bem fraca, pondo em questão a definição de planeta, como Plutão, e de alguns corpos celestes cujas órbitas em torno do Sol estão ...... distâncias bem maiores do que ...... existente entre a Terra e o Sol.

As lacunas da frase acima estão corretamente preenchidas, respectivamente, por

(A) a - a - à
(B) a – a - a
(C) à - à - a
(D) à - a - à
(E) a - à - à

03). (FCC-TRF/2010) Particularidades sociais ajudam ...... compreender o cenário de desestímulo ...... alfabetização, que se reflete nos dados estatísticos, associando o analfabetismo ...... porcentagem de desempregados no Brasil.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

(A) a - a - à
(B) a - à - à
(C) à - à - a
(D) à - a - à
(E) a - a - a

04) O acento grave, indicador de crase, está empregado incorretamente em:

a) Tal lei se aplica, necessariamente, à mulheres de índole violenta.
b) As novelas, às quais assisti, problematizam a questão da droga.
c) Entregou as chaves da loja àquele senhor que nos desacatou na praça.
d) O delegado disse ao prefeito e aos vereadores que estava à procura dos foragidos.
e) O bom atendimento às pessoas pobres deve ser prioridade da nova administração.

05). Num enunciado como “Num assalto ...... mão armada, é aconselhável que a vítima obedeça ...... ordens do bandido, evitando exporse ainda mais ...... qualquer tipo de agressão”, as lacunas estariam corretamente preenchidas por

(A) a - as - à
(B)) à - às - a
(C) à - às - à
(D) a - as - a
(E) à - as – à

Nenhum comentário: