terça-feira, 10 de abril de 2012

Material de Edu Silva - Português

Pessoal, segue material do prof. Edu. Está sem formatação, por isso a colega Waldirene vai repassá-los por email também.

LÍNGUA PORTUGUESA
Edu Silva professoredusilva@yahoo.com.br

AS CATEGORIAS GRAMATICAIS

O SUBSTANTIVO: núcleo de um sintagma nominal - Designa-se pessoas, animais, coisas e que funciona como núcleo de grupos nominais. EXEMPLO:

A vida nem sempre é um mar de rosas.

Em língua portuguesa, existem algumas palavras que modificam ou determinam um significado novo para os substantivos. Gerralmente essas expressões variam em gênero (masculino/femenino) e em número (singular/plural). Os adjetivos, os pronomes, os numerais e os artigos são quase sempre determinantes do substantivos:

O Adjetivo é a palavra que tem como função expressar características, qualidades ou estados dos seres. EXEMPLO:

Você saiu da sala tranqüilo.

O Numeral indica uma oportunidade definida, exata de seres (pessoas, coisas, etc.), ou a posição que um ser ocupa em determinada seqüência. EXEMPLO:

Três alunas para o final do ano.


O Artigo palavra que se coloca antes do substantivo para determiná-lo de modo particular (definido) ou geral (indefinido). EXEMPLO:

Náutico e Santa Cruz: enfim, um clássico, mas não o clássico.

O pronome é palavra que substitui ou acompanha um substantivo definindo-lhes os limites de significação. Quando acompanha um substantivo, modificando-o pode ser chamado de pronome adjetivo ou simplesmente determinante do nome. Quando subistitui um nome, pode ser chamado de pronome substantivo ou conectivo. EXEMPLO:

Aquela casa ali é meu cantinho



Plural dos substantivos e adjetivos compostos

1º. Grupo: palavras

Substantivo + Substantivo

Abelhas-mestras, alunos-mestres, amigos-ursos,
capins-gorduras, couves-flores, ervas-cidreiras

Substantivo + Adjetivo

Águas-marinhas, águas-furtadas, amores-perfeitos, anos-bons, arraias-miúdas, bóias-frias, cabeças-duras, cachorros-quentes, cartões-postais, cavalos-marinhos, guardas-florestais, guardas-noturnos

Adjetivo + Substantivo

Altas-rochas, altos-relevos, baixos-relevos, boas-novas,
curtos-circuitos, meios-fios, puros-sangues, prontos-socorros

Numeral + Substantivo

Primeiros-ministros, quintas-feiras, segundas-colunas, segundos-sargentos

2º. Grupo: O primeiro termo vai para o plural, se o composto é formado de:

Substantivo + Substantivo

Bananas-maçã, cafés-concerto, canetas-tinteiro,
carros-restaurante, cavalos-vapor, decretos-lei, homens-rã, leis-padrão, licenças-prêmio, livros-caixa, navios-escola, pombos-correio, relógios-pulseira, vagões-leito

Substantivo + preposição + Substantivo

Abacates-do-mato, abelhas-de-cachorro, amigos-da-onça, bananas-da-terra, bicos-de-papagaio, cabeças-de-camarão, câmaras-de-ar, canas-de-açúcar, chapéus-de-sol,
dores-de-cotovelo, pães-de-ló

Verbo ou palavra invariável + substantivos

Abre-latas, arranha-céus, bate-bocas, cata-ventos,
guarda-chuvas, lança-perfumes, beija-flores, ex-ministos

Adjetivo + Adjetivo

Anglo-americanos, greco-latinos, físico-químicas,
luso-afro-brasileiros, castanho-escuros, social-democratas

Exceções: surdo-mudo = surdos-mudos
Surda-muda = surdas-mudas

Exceções: azul-marinho = ternos azul-marinho
azul-celeste = mantos azul-celeste

OBS: Quando se referir a cores, ambos elementos permanecerão invariáveis, sendo a última palavra substantivo:

bandeira verde-esmeralda - bandeiras verde-esmeralda
sapato azul-pavão - sapatos azul-pavão
blusa amarelo-laranja - blusas amarelo-laranja
terno verde-oliva - ternos verde-oliva
vestido azul-turquesa - vestidos azul-turquesa
corroceria branco-gelo - carrocerias branco-gelo

Palavras Repetidas

No caso do substantivo composto possuir duas palavras repetidas, somente a segunda irá para o plural.

Reco-recos / tique-taques
ruge-ruge. / ruge-ruges
tico-tico / tico-ticos
corre-corre / corre-corres
pisca-pisca / pisca-piscas
quebra-quebra / quebra-quebras


O VERBO: núcleo de um sintagma verbal - Palavra que, por si só, determina um fato (em geral, ação, estado ou fenômeno) e localiza-o no tempo. EXEMPLO:

Lula venderá nosso álcool.

A lua está linda hoje

Assim como os substantivos, os verbos também podem ter seu sentido modificado por um determinante: o advérbio.

O Advérbio é o termo que transmite uma circunstância, um comportamento para a ação expressa pelo verbo. EXEMPLO:

As crianças estavam muito cansadas de brincar

Flexões do verbo

O verbo apresenta variações de número, pessoa, modo, tempo e voz.

1. Número e Pessoa: O verbo admite dois números: singular (quando se refere a uma só pessoa ou coisa) e plural (quando se refere a mais de uma pessoa ou coisa).

2. Modos: os modos indicam as diferentes atitudes da pessoa que fala em relação ao fato que enuncia e são três:

a) Indicativo: apresenta o fato como sendo real, certo, positivo.

Ex.: Voltei ao colégio.

b) Subjuntivo: apresenta o fato como sendo uma possibilidade, uma dúvida, um desejo.

Ex.: Se tivesse voltado ao colégio, teria encontrado o livro.

c) Imperativo: apresenta o fato como objeto de uma ordem, conselho, exortação ou súplica.

Ex.: Volta ao colégio.

3. Formas nominais do verbo: são chamadas formas nominais, porque podem desempenhar as funções próprias dos nomes (substantivos, adjetivos ou advérbio) e caracterizam-se por não indicarem nem o tempo nem o modo. São elas: o INFINITIVO, o GERÚNDIO e o PARTICÍPIO.

A) Infinitivo- exprime a idéia de ação e seu valor aproxima-se do substantivo:

"Navegar é preciso
Viver não é preciso" (Fernando Pessoa)

Os verbos navegar e viver ocupam a função de um sujeito gramatical e por isso equivalem a um substantivo.

OBS: O infinitivo pode ser:

- Pessoal - quando tem sujeito: É preciso vencermos esta etapa (sujeito: nós)
- Impessoal - quando não tem sujeito: Viver é aproveitar cada momento. (não há sujeito)

B) Gerúndio - exprime um fato em desenvolvimento e exerce funções próprias do advérbio e do adjetivo:

O menino estava chorando. (função de adjetivo)
Pensando, encontra-se uma solução. (função de advérbio)

C) Particípio - exerce as funções próprias de um adjetivo e por isso pode, em certos casos, flexionar-se em número e em gênero:

Terminado o ano letivo, os alunos viajaram.
Terminados os estudos, os alunos viajaram.

4. Tempo: tempo verbal indica o momento em que acontece o fato expresso pelo verbo.
São três os tempos básicos: presente, passado (pretérito) e futuro, que designam, respectivamente, um fato ocorrido no momento em que se fala, antes do momento em que se fala e que poderá ocorrer após o momento em que se fala.
O presente é indivisível, mas o pretérito e o futuro subdividem-se no modo indicativo e no subjuntivo.


OS CONECTIVOS: a coesão entre as partes de um texto

Conectivos são palavras ou expressões que estabelecem relações entre palavras ou orações. (1) A preposição é uma palavra invariável que liga duas outras palavras, estabelecendo entre elas determinadas relações de sentido de dependência. Já as conjunções (2) e locuções conjuntivas relacionam orações unindo-as subordinando ou coordenando-as.

À medida que você se esforça, absorve mais conhecimentos.(conjunção)

Os brinquedos de Paula ficam em caixas de plástico. (preposição)

NOTA:
As INTERJEIÇÕES são expressões pelas quais introduzimos nossos estados emotivos. São espécies de frases inteiras, independentes; ou seja, não se ligam, concordam, flexionam nem com os verbos nem com os substantivos. Algumas expressões das interjeições:

alívio (Ufa!);
dor (Ai!);
espanto (Quê!);
medo (Credo!);
satisfação (Viva!)...

SE LIGUE: Locução interjetiva é o conjunto de duas ou mais palavras com valor de interjeição. Ex.: Que horror! Queira Deus!


<< EXERCÍCIOS I>>

1) Indique a alternativa que classifica adequadamente as palavras destacadas na frase.

O observador que olha do morro só é capaz de ver alguém que esteja muito próximo da estatua.

a) substantivo – pronome – advérbio
b) adjetivo – pronome – adjetivo
c) substantivo – substantivo – advérbio
d) adjetivo – pronome – pronome
e) adjetivo – substantivo – adjetivo

2) Leia a estrofe abaixo:

Riscando o céu na minha queda brusca
Rápida e precisa,
Cortando do ar em êxtase no espaço
Meu corpo cantaria
Sibilando
A sinfonia da velocidade

Quanto à análise morfológica, as palavras acima destacadas são classificadas:

a) advérbio, advérbio, adjetivo, substantivo, adjetivo
b) advérbio, verbo, adjetivo, adjetivo, locução adverbial.
c) substantivo, substantivo, verbo, adjetivo, substantivo.
d) adjetivo, adjetivo, substantivo, verbo, locução adjetiva.

3) O projeto Montanha Limpa, desenvolvido desde 1992, por meio da parceria entre o Parque Nacional de Itatiaia e a DuPont, visa amenizar os problemas causados pela poluição em forma de lixo deixado por visitantes desatentos. (Folheto do Projeto Montanha Limpa do Parque Nacional de Itatiaia).

A preposição que indica que o Projeto Montanha Limpa continua até a publicação do Folheto é:

a) entre.
b) por (por visitantes).
c) em.
d) por (pela poluição).
e) desde.

4) Há erro, quanto à flexão do substantivo composto, em:

A. Essa medida irá beneficiar as donas-de-casas.
B. Os surdos-mudos irão participar da olimpíada dos deficientes.
C. Todas as manhãs os beija-flores apareciam no jardim.
D. No Brasil muitos vice-presidentes assumem a presidência da República.
E. Não podemos tolerar os disse-me-disse nesse assunto.

8 Indique a forma verbal que preenche adequadamente a lacuna da frase.

Se eu me convencesse de que era responsável pela crise econômica mundial ...... minha cota sem que queixar.

a) pagarei
b) pagaria
c) pago
d) pagava
e) paguei


O PRONOME COMO CONECTIVO

PRONOME: emprego, formas de tratamento e colocação

A) PRONOMES PESSOAIS

Quadro dos Pronomes Pessoais

Retos Oblíquos
Átonos Tônicos

Singular 1ª p. Eu me mim, comigo
2ª p. Tu te ti, contigo
3ª p. ele,ela o, a, se, lhe ele, ela, si, consigo


Plural 1ª p. Nós nos nós, conosco
2ª p. Vós vos vós, convosco
3ª p. eles,elas os, as, lhes, se eles,elas,si, consigo

Usos dos Pronomes Pessoais

01) Eu e tu exercem a função sintática de sujeito. Mim e ti exercem a função sintática de complemento verbal ou nominal, agente da passiva ou adjunto adverbial e sempre são precedidos de preposição. Ex.

Trouxeram aquela encomenda para mim.
Era para eu conversar com o diretor, mas não houve condições.

02)Si e consigo são pronomes reflexivos ou recíprocos, portanto só poderão ser usados na voz reflexiva ou na voz reflexiva recíproca. Ex.

Quem só pensa em si, acaba ficando sozinho.
Gilberto trouxe consigo os três irmãos.

03) Pronomes Oblíquos Átonos:

a) Se o verbo for terminado em M, ÃO ou ÕE, os pronomes o, a, os, as se transformarão em no, na, nos, nas. Ex.

Quando encontrarem o material, tragam-no até mim.
Os sapatos, põe-nos fora, para aliviar a dor.

b) Se o verbo terminar em R, S ou Z, essas terminações serão retiradas, e os pronomes o, a, os, as mudarão para lo, la, los, las. Ex.

Quando encontrarem as apostilas, deverão trazê-las até mim.
As apostilas, tu perde-las toda semana.
As garotas ingênuas, o conquistador sedu-las com facilidade.


B) PRONOMES POSSESSIVOS

Com os pronomes de tratamento devem ser usados os possessivos de 3ª pessoa (seu, sua, seus, etc.) e não os de 2ª pessoa do plural (vosso, vossa, etc.)

Exemplo:

Vossa Excelência esqueceu seu passado.

Os pronomes possessivos seu(s) e sua(s), se não forem usados com cuidado, po-dem, em certas frases, gerar ambigüidade.

Exemplo:

A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação.
(reprovação de quem? Da menina ou do colega?)

Para evitar esse tipo de ambigüidade, usa-se dele (dela, deles, delas)

A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dela.

A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dele.

Os pronomes possessivos podem, eventualmente, ser substituídos por pronomes oblíquos.

Exemplo:

A saúde aperta-me o coração. (me = meu)


C) PRONOMES DEMONSTRATIVOS

1. Use estes(s), esta(s) e isto para aludir:

• Ao tempo presente. Exemplo:

Esta tarde esta saudosa.

• A um termo anterior. (a retomada do mais próximo é feita com este; a do mais distante, com aquele. Exemplo:

Trabalharão no caso o médico Amaro e a médica Marisa, esta participando do próximo debate, aquele dirigindo o seminário.

• Em referência ao que vai anunciar. Exemplo:

Estão para chegar estes objetos: celular e computador.
Mandei fazer esta encomenda: um caminhão de areia.

2. Use esse(s), essa(s) e isso para aludir:

• Ao tempo passado. Exemplo:

Essa noite sonhei com ela.
Um dia desses sabe quem esteve aqui? Ela.

• Em referência ao que já se mencionou.

Caneta, lápis, borracha, essas mercadorias faltaram no mês passado.

3. Use aquele(s), aquela(s) e aquilo para aludir:

• Ao tempo passado vago ou remoto. Exemplo:

Naquele tempo, os homens eram os únicos poderosos.

D) PRONOMES RELATIVOS

O relativo quem só é usado em relação a pessoa e sempre aparece precedido de preposição.

Exemplo: Essa é a mulher a quem pedi ajuda.

O relativo que pode ser substituído por o qual, os quais, a qual, as quais. Exemplo:

A razão por que chora é fútil. = A razão pela qual chora é fútil.

O relativo cujo estabelece relação de posse e concorda em gênero e em número com o ser possuído. Exemplos:

O homem, cujos filhos partiram, está infeliz.
O homem, cuja filha retornou, está feliz.

A mulher, cujo marido discursou, está envaidecida.
A mulher, cujas filhas foram aprovadas, está feliz.

O relativo onde só deve ser utilizado para referências espaciais. Em outros casos, prefere-se o que antecedido de em. Exemplos:

Anotei a página onde li a frase.
Conheço a rua onde fica a padaria.


COESÃO TEXTUAL II – AS CONJUNÇÕES


PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO:

Orações coordenadas são orações sintaticamente “independente” umas das outras, relacionadas entre si pelo sentido. Podem estar ligadas umas às outras por conjunção coordenativa, ou não.

Ex.: O carro partiu, ganhou velocidade e sumiu na estrada.

1. orações coordenadas sindéticas: quando se prendem às outras pelas conjunções coordenativas, e
2. orações coordenadas assindéticas: se estiverem apenas justapostas, sem conectivo.

Ex.: “Inclinei-me, apanhei o embrulho e segui” (M. de Assis)

ATENÇÃO:

Orações intercaladas são orações independentes encaixadas na seqüência do período. São utilizadas para um esclarecimento, um aparte, uma citação. As orações intercaladas vêm sempre separadas por vírgulas ou travessões.

Nós __ continuava o orador __ somos de uma geração esplêndida.
“É bem feiozinho __ benza-o Deus __ este teu amigo.” (Aluísio Azevedo)
“__Quantas dracmas serão precisas, indagou o castiço esposo, para esta viagem em torno da lei do mundo?” (Oswald de Andrade)

As CONJUNÇÕES COORDENADAS classificam-se em:

 Aditiva: dão idéia de adição, acrescentamento: e, nem, mas também, mas ainda, senão também, como também, bem como.

O ladrão fugiu e o policial também.
Não só estudo, mas também estudo todos os dias.
Não aprovo nem permitirei essas coisas.

 Adversativas, que exprimem oposição, contraste: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, ao passo que, não obstante, apesar disso, em todo caso.

Ela não era bonita, contudo cativava pela simpatia.
O ladrão fugiu, mas o policial o prendeu.
Amo; no entanto, não sou correspondido.

 Alternativas, que exprimem alternativa, alternância: ou, ora, quer, já, seja.

Ou você estuda, ou nada entenderá.
Quer reagisse, quer se calasse, sempre acabava apanhando.

 Conclusivas, que iniciam uma conclusão: logo, portanto, então, pois (posposto ao verbo), por isso.
As árvores balançam, logo está ventando.

Eu estudei muito, portanto estou preparado para o vestibular.
O mal é irremediável: deves, pois, conformar-te.

 Explicativas: explicação para o que se afirma na outra oração: que, porque, porquanto, pois (anteposto ao verbo)

Não solte balões, que (ou porque, ou pois, ou porquanto) podem causar incêndios.
Saia, que o policial está pedindo!


PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

As CONJUNÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS classificam-se em:

 Causal: indica a causa que se diz na outra oração. Porque, que, pois, como, porquanto, visto que, visto como, já que, uma vez que, desde que.

O tambor soa porque é oco.
Uma vez que você está doente, não deve sair de casa.
Como se estivesse de luto não nos recebeu.

 Comparativa: estabelece uma relação de comparação. Como, (tal) qual, tal e qual, assim como, que nem, feito.]

“Olha, lá vai passando a procissão
Se arrastando que nem cobra pelo chão...”

A mulher traída investiu sobre o marido feito um rojão.
Ele era arrastado pela vida como uma folha pelo vento.

 Concessiva: introduz uma oposição ao que se diz na outra oração. Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, ainda quando, mesmo quando, por mais que, por menos que, por muito que, se bem que, nem que, dado que, sem que.

Embora tenha estudado, não entendi a teoria.
A vida tem um sentido, por mais absurda que possa parecer.
“Queremos liberdade, ainda que venha tarde.” (Cecília Meirelles)

 Condicionais: exprimem uma condição. Se, caso, contanto que, desde que, a não ser que, a menos que.

Se você for à festa, pode me levar?

“Se você disser que eu desafino amor
saiba que isto em mim provoca imensa dor”. (Tom Jobim)

Não sairás daqui sem que antes me confesses tudo.

 Conformativas: estabelece uma relação de conformidade em relação à oração principal. Conforme, segundo, consoante, como.

As coisas não são como (conforme) dizem.
Consoante se dizia no passado, mulher que fala muito perde logo o seu amor.
Digo essas coisas por alto, segundo as ouvi narrar.

 Consecutivas: exprimem uma conseqüência. Que (precedido dos termos intensivos tal, tão, tanto, tamanho, às vezes), de sorte que, de modo que, de forma que, de maneira que, que (não)

Está tão frio, que a água congelou.
Minha mão tremia tanto que mal podia escrever.
Não podem ver um brinquedo que não o queiram comprar.

 Finais: indicam uma finalidade em relação ao que se expressa na oração principal. Para que, a fim de que, que (=para que)

Estudemos para que possamos entender.
Afastou-se depressa para que não o víssemos.
Fiz-lhe um sinal que se calasse.

 Proporcionais: indicam uma circunstância de proporcionalidade em relação ao que sucede na oração principal. Á proporção que, à medida que, ao passo que, quanto mais, quanto menos.

`A medida que se vive, mais se aprende.
À proporção que subíamos, o ar ia ficando mais leve.
Quanto mais as cidades crescem, mais problemas vão tento.

 Temporais: estabelece uma relação de tempo entre duas orações. quando, enquanto, logo que, sempre que, assim que, antes que, depois que, até que, agora que.

Quando Paula chegou, fui embora.
Logo que o avião pousou, caiu uma tempestade.
Agora que o tempo esquentou, podemos ir à praia

ATENÇÃO:

A pontuação das orações adverbiais obedece aos princípios aos mesmos princípios aos adjuntos adverbiais. A separação será optativa quando a oração subordinada está posposta à principal e é obrigatória quando a oração subordinada está intercalada ou anteposta.

Tudo continuará como está se você não intervier.

ou

Tudo continuará como está, se você não intervier.

Quando chegar, tomará as providências.


OBSERVAÇÃO: Uma mesma conjunção pode assumir valores diferentes, em razão do contexto. Vejamos:

a) Desde que ele mudou para a Europa, seus filhos vivem com os avós. (temporal)

b) Não lhe perdoaremos, desde que você nos peça desculpas. (condicional)

c) Desde que o documento é falso, é melhor entregá-lo à polícia. (causal)


As ORAÇÕES SUBORDINATIVAS ADJETIVAS - são as que têm o valor e a função de adjetivos. Classificam-se em:

(A) Restritivas - apenas restringem o sentido do termo que elas modificam.

Há coisas que nos comovem.

O jovem que se esforça progride.

B) Explicativas - explicam ou esclarecem o termo antecedente, atribuindo-lhe uma qualidade que lhe é inerente.

Brasília, que é a capital do Brasil, foi fundada em 1960.

Meu pai, que é meu amigo, sempre me auxilia.

As CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS INTEGRANTES são as conjunções que, iniciando orações subordinadas, introduzem essas orações como termos da oração principal (sujeitos, objetos diretos ou indiretos, complementos nominais, predicativos ou apostos).

As conjunções integrantes são que e se (empregado esta última em caso de dúvida).

Exemplos:

João disse que não havia o que temer (a oração subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da oração principal).

A criança perguntou ao pai se Deus existia de verdade (a oração subordinada funciona, neste caso, como objeto direto da oração principal).

<< EXERCÍCIOS II>>


1. Em qual das alternativas o termo sublinhado é pronome pessoal oblíquo?

A) “E estava toda pintada!”
B) “Nem a morte lhe emprestara”
C) “A sua grave beleza...”
D) “Com os seus sonhos de menina,”
E) “A sua maldita sina:”

2. Assinale a alternativa cujo pronome de tratamento está empregado incorretamente.

A) As solenidades litúrgicas da Quaresma foram celebradas pelo Reverendíssimo Pe. Roberto.
B) Os bailes de máscaras foram vivenciados pelos reis e rainhas, majestades do Primeiro Império.
C) Zé Pereira, com você surgiu a primeira música de carnaval.
D) O Excelentíssimo jornalista José de Alencar era adepto do carnaval de batalha de flores e confetes.
E) Os Excelentíssimos Governadores do Rio de Janeiro e de São Paulo fizeram um carnaval com inclusão social.

3. Marque a opção em que a forma pronominal utilizada está INCORRETA.

(A) É difícil, para mim, praticar certos exercícios físicos.
(B) Ainda existem muitas coisas importantes para eu fazer.
(C) Os chinelos da aposentadoria não são para ti.
(D) Quando a aposentadoria chegou, eu caí em si.
(E) Para tu não teres aborrecimentos, evita o excesso de velocidade.
4. Assinale a alternativa em que a expressão entre parênteses substitui corretamente a expressão destacada, quanto ao uso do pronome.

(A) As mulheres conquistaram sua liberdade. (conquistaram-a)
(B) A liberdade da mulher ocasionou a sua solidão. (ocasionou- lhe)
(C) A sociedade deverá entregar mais poder às mulheres. (entregá-las)
(D) Os homens irão dividir as tarefas. (dividi-las)
(E) A mulher descobriu seu valor. (descobriu-no)

5. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das frases.

I. É uma situação______nunca nos esqueceremos.
II. A situação _________ chegamos é inadmissível.
III. A reportagem, _______teor discordei, foi censurada.
IV. O hotel _______ ficava era distante do centro.
V. É uma situação ______ se deve evitar.

(A) que ... em que ... de cujos ... o qual ... que
(B) da qual ... a que ... cujo ... que ... por que
(C) de que ... a que ... cujo ... de que ... que
(D) de que ... a que ... de cujo ... em que ... que
(E) da qual ... em que ... cujo ... onde ... a que

06. “Muitos destes, aliás, são menores de idade com que o poder público simplesmente não sabe lidar”; a utilização da preposição COM, nesse segmento, é devida à presença do verbo lidar. A frase abaixo em que a preposição destacada está mal empregada é:

a) Feijoada é o prato DE que mais gosto;
b) Esse é o problema A que me refiro;
c) Não sei mais DE que estamos falando;
d) Não conheço o lugar A que se dirigiu;
e) Esses são os trabalhos DE que lamentaram.


07. Analise os três enunciados seguintes.

I. Se você gosta, mas gosta mesmo de comer, você tem de conhecer Digeplus.
II.Como ostentasse certa arrogância, não se distinguia bem se era uma criança.
III.O pior é que o estafaram a tal ponto, que foi preciso deitá-lo à margem.

Assinale a alternativa em que se identificam, correta e respectivamente, as relações entre seqüências presentes nos enunciados.

I II III
(A) condição causa conseqüência
(B) adição causa explicação
(C) adversidade conformidade conseqüência
(D) adversidade causa condição
(E) condição conformidade conseqüência

Prece da árvore

Ser humano: protege-me!
Junto ao puro ar, da manhã ao crepúsculo,
Eu te ofereço:
aroma, flores, frutos e sombra.

Se ainda assim não te bastar,
curvo-me e te dou:

Proteção para teu ouro,
Pinho para tua nota,
Teto para teu abrigo,
Lenha para teu calor,
Mesa para teu pão,
Leito para teu repouso,
Apoio para teus passos,
Bálsamo para tua dor,
Altar para tua oração.

E te acompanharei até a morte.
Rogo-te: não me maltrates! (ROSSI, Walter. )

08. Em “Se ainda assim não te bastar, curvo-me e te dou: pinho para tua nota, teto para teu abrigo (...)”, temos um segmento formado por:

A) causalidade, idéia principal e proporcionalidade.
B) conseqüência, relação de tempo e relação de causa.
C) condição, idéia principal e complementos justapostos.
D) idéia principal, tempo anterior e relação de finalidade.
E) relação de tempo, proporcionalidade e idéia principal.

09. Analise os fragmentos e seus argumentos, colocando F para os falsos e V para os verdadeiros.

( ) Em Um favor, se puder, o verbo exprime uma possibilidade.
( ) Em Não me esqueça, o verbo exprime uma ordem.
( ) Em A vida se abrirá, o verbo aponta um fato futuro em relação ao momento em que se fala.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
A) F, F, F. B) V, V, V. C) F, V, V. D) V, V, F. E) F, F, V.

10. Assinale a alternativa em que a relação que a preposição estabelece está corretamente indicada entre parênteses.

(A) Dois princípios na vida coletiva se combatem e regulam a atividade humana. (causa)
(B) Existe uma distinção fundamental entre os povos coletores e os lavradores. (matéria)
(C) Na terra de aventureiros, a instabilidade existe como ética da imprevidência. (modo)
(D) Esforços que se dirigem a uma recompensa imediata são enaltecidos pela aventura. (finalidade)
(E) Durante o trabalho de exploração, os homens não ignoram fronteiras. (origem)


AS ÁRVORES E O MACHADO

Um homem foi à floresta e pediu às árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu machado. O conselho das árvores concordou com o seu pedido e deu a ele uma jovem árvore para este fim.
Logo que o homem colocou o novo cabo no machado, começou furiosamente a usá-lo , e em pouco tempo havia derrubado com seus potentes golpes as maiores e mais nobres árvores da floresta.
Um velho carvalho lamenta quando a destruição dos seus companheiros já está bem adiantada e diz a um cedro, seu vizinho:
- O primeiro passo significou a perdição de todas nós. Tivéssemos respeitado os direitos daquela jovem árvore e ainda teríamos os nossos próprios e o direito de ficarmos de pé por muitos anos.

Moral da história: Quem menospreza ou discrimina seu semelhante, não deve se surpreender, se um dia lhe fizerem a mesma coisa.
www.sitededicas.uol.com.br/fabula

10. Observe os itens e as suas declarações.

I. “...doassem um cabo para o seu machado.”- o termo sublinhado concorda com o termo a que se refere “cabo”.
II. “...as maiores e mais nobres árvores da floresta.” – se o termo sublinhado fosse substituído por “troncos”, os adjetivos que a ele se referem não seriam alterados em sua grafia.
III. “...havia derrubado com seus potentes golpes...” – se o termo “golpes” fosse substituído por “facadas”, o termo sublinhado teria sua grafia alterada.
IV. “...quando a destruição dos seus companheiros já está bem adiantada...” – o termo sublinhado concorda em gênero e número com “destruição”.

Assinale a alternativa que contém os itens corretos.

A) Apenas I.
B) Apenas I e II.
C) Apenas II e IV.
D) Apenas IV.
E) I, II, III e IV.

11. Na passagem “Precisa-se de um amigo para se parar de chorar.”, em relação aos termos sublinhados, é correto afirmar.

A) O primeiro termo “para”se classifica como uma conjunção que exprime idéia contrária.
B) O segundo termo “parar” é classificado como um verbo de 2a. conjugação.
C) Ambos os termos são palavras variáveis em gênero e número.
D) Apenas o segundo termo “parar” é variável em gênero.
E) O primeiro termo “para” é classificado como uma preposição, indicando finalidade.

12. Analisando-se “Toda ação gera conseqüência, portanto é preciso ter cuidado...”, qual dos termos abaixo substitui o termo sublinhado, sem alterar o sentido do texto?

A) Mas. B) Conforme. C) Nem.
D) Porque. E) Logo.

13. No trecho “Muitos pensam que contemplam o belo, mas na realidade apenas admiram o belo em alguns momentos.” O termo sublinhado se classifica como uma

A) conjunção coordenativa que encerra idéia contrária a algo declarado anteriormente.
B) preposição que liga palavras, exprimindo idéia de posse.
C) conjunção que liga orações independentes, encerrando idéia de temporalidade.
D) conjunção que liga orações dependentes, exprimindo idéia de alternância.
E) conjunção que liga orações independentes, exprimindo idéia conclusiva.

14. Em – ... 36 policiais foram assassinados nas ruas da cidade durante o final de semana. – as expressões nas ruas da cidade e durante o final de semana indicam, respectivamente, circunstância de

(A) lugar e tempo.
(B) modo e lugar.
(C) lugar e lugar.
(D) modo e causa.
(E) lugar e condição.

15 Considere esta frase:

( ) teus planos e ( )-te para os tempos difíceis que virão.

Supondo que a pessoa que fala queira dar um conselho para o ouvinte, ela precisará usar o imperativo afirmativo.

Levando em conta esse fato, indique a alternativa que completa corretamente as lacnas da frase:

a) reveja - prepare
b) revê – prepare
c) reveja – prepares
d) revê – prepara
e) revê – preparas

16 Indique a forma verbal que preenche adequadamente a lacuna da frase: “Se eu me convencesse de que era responsável pela crise econômica mundial ...... minha cota sem que queixar.”

a) pagarei
b) pagaria
c) pago
d) pagava
e) paguei

17. Escolha a alternativa que completa corretamente a frase.

Se ele ...... a velha casa de janelas brancas e nos ...... uma proposta, nós a...... com atenção.

a) quiser – fizesse – examinaríamos
b) quisesse – faça – examinaríamos
c) queria – faça – examinaremos
d) quiser – fizesse – examinaremos
e) quisesse – fizesse – examinaríamos

18. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas das frases apresentadas
Mesmo que nós _____, não conseguiríamos que eles _____ os papéis que os chefes _____ em segredo.

a) interviéssemos, requeressem, mantêm
b) intervíssemos, requeressem, mantém
c) interviéssemos, requisessem, mantêm
d) intervíssemos, requisessem, mantém
e) interviéssemos, requeressem, mantêem


<< EXERCÍCIOS DIVERSOS>>

1. Sobre os termos sublinhados em: “Um homem foi à floresta e pediu as árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu machado.” é correto afirmar.

A) Ambos são classificados como pronomes demonstrativos.
B) O primeiro termo (estas) faz referência a um termo anteriormente citado, “homem ”
C) O segundo termo (lhe) se refere ao termo “homem”, sendo classificado como pronome pessoal.
D) Ambos os termos são classificados como pronomes indefinidos.
E) Ambos os termos fazem referência ao substantivo “homem”, citado anteriormente.

2. Assinale a única alternativa em que os pronomes pessoais destacados indicam respectivamente idéia de posse e de modéstia por parte da pessoa que fala.

A) Foi-nos confiada uma difícil missão. Comprometo-me em assinar o contrato.
B) Convido-te para o meu aniversário. Acheguem-se a mim, por favor.
C) Levaram-lhe a bolsa. Nós, falou o secretário, mandaremos água para os flagelados.
D) Ela pensava consigo coisas maravilhosas. Tende convosco princípios éticos.
E) Levo comigo uma coisa indescritível. “Vós sois o sal da terra”.

3. Lendo o texto: Nós, pernambucanos, temos orgulho de termos um pólo médico que se destaca no cenário nacional, o que eleva o nosso estado., você conclui que

I. Nós é pronome pessoal.
II. nosso é pronome possessivo.
III. o verbo temos concorda com o pronome nós.
IV. o verbo eleva é regular.

Estão CORRETAS

A) I e II, apenas.
B) II, III e IV, apenas.
C) I e IV, apenas.
D) I, III e IV, apenas.
E) I, II, III e IV.

4. Assinale a frase errada quanto ao uso de "eu / mim".

a) É fácil para mim passar lá.
b) Entre mim e você há um acordo.
c) Este é um trabalho para eu fazer sozinho.
d) Não deu para mim fazer isso hoje.

Você usa, o Brasil acelera. O biodiesel está revolucionando o país. É um combustível de fontes renováveis, que fortalece a nossa economia, gera empregos e ainda ajuda a preservar o meio ambiente. Agora, todo o diesel vendido no país tem 3% de biodiesel. Texto extraído da Revista IstoÉ, 20 de agosto de 2008.

Assinale a alternativa INCORRETA.

A) O verbo revolucionando exige complemento sem preposição.
B) O verbo gera exige complemento sem preposição.
C) O verbo fortalece exige complemento com preposição.
D) O verbo preservar exige complemento sem preposição.
E) O verbo tem exige complemento sem preposição.

05. Em relação ao uso da crase, observe os trechos abaixo.

I. “Aquecimento global pode dar prejuízo de até R$ 14 bilhões à agricultura brasileira.”
II. “País já trabalha para adaptar agricultura às mudanças climáticas.”

É CORRETO afirmar que

A) o uso da crase não está correto no trecho I.
B) o uso da crase está correto, apenas, no trecho I.
C) a crase foi usada corretamente, pelo mesmo motivo, nos trechos I e II.
D) a crase foi usada corretamente, por motivos diferentes, nos trechos I e II.
E) a crase foi usada incorretamente nos trechos I e II.

06. Analise os fragmentos abaixo e seus comentários.

1. Em “O Carnaval daqui foi, até a metade do século XIX, uma festa de muita sujeira e molhação.”, a crase é facultativa.
2. Em “Uma espécie de baile mascarado, às últimas horas do dia, à fresca da tarde,...”, em ambos os casos, a crase é obrigatória por se tratar de locuções adverbiais formadas de palavras femininas.
3. Em “Tudo à custa da violência que tinha o entrudo...”, a crase é obrigatória por se tratar de locução preositiva formada de palavra feminina.

Assinale a alternativa correta.

A) Todos estão corretos.
B) Todos estão incorretos.
D) Apenas o 2º e o 3º estão corretos.
C) Apenas o 1º está correto.
E) Apenas o 1º está incorreto.

07 Assinale a(s) proposições em que a frase B elimina os desvios da norma culta apresentados pela frase A.

(...). A. Durmas bem com os anjos, mas sonhe comigo.
B. Durma bem com os anjos, mas sonhe comigo.
(...). A. Minha querida, estava mesmo precisando falar consigo.
B. Minha querida, estava mesmo precisando falar contigo.
(...) A. Em setembro houve a primeira chuva do ano onde pudemos iniciar o plantio de feijão.
B. Em setembro houve a primeira chuva do ano na qual pudemos iniciar o plantio de feijão.
(...) A. Convém dormir afim de recuperar as energias.
B. Convém dormir a fim de recuperar as energias.
(...). A. Ficou irritado porque lhe impediram de entrar na secretaria.
B. Ficou irritado porque o impediram de entrar na secretaria.

08. Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:

A ansiedade costuma surgir___________ se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica___________ prepara a mente para desafios,___________ falar em público.
____________, ______________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in¬sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ____________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves, ____________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. _____________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda médica, o problema pode e deve ser tratado.
___________ se pro¬cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra,_____________, prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi¬cina da Universidade de São Paulo.
"____________ mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

Fonte: Claudia, nov. 2000.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se – como

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